terça-feira, 7 de setembro de 2010

Evolução?

Acreditar. É preciso de muita coragem, hoje, pra acreditar nas pessoas, acreditar no mundo. Ao invés de evoluir, como é a ordem natural das coisas, o mundo regride. De que adianta tantas descobertas científicas e intelectuais enquantos os homens agem de maneira egoísta, sem pensar no próximo? Cadê a humanidade na humanidade? É, isso mesmo. Onde tá aquele senso de fraternidade, aquela vontade de ajudar e, muito importante também, a honestidade? Além do aspecto 'humano', temos também a honestidade. As pessoas passam em cima uma das outras pra conseguirem o que querem, o que ambicionam. 
Ambição: ô coisa difícil de lidar, hein? Tá certo que um pouco de ambição na vida faz bem, porque é o que te faz ir pra frente... mas demais não dá, né? Vejo pessoas que são capazes de mentir e dissimular sem problema algum pra obter algo que queiram. Isso é revoltante, inaceitável. Como as pessoas podem acreditar num mundo que só mente, que não pensa em 'conjunto'? Não dá, definitivamente. Pra reverter esse processo de decadência, só mesmo cada um indo lá no seu íntimo e pesando suas atitudes. E falo isso pra mim, também, que tento não ser assim, mas alguma vez deve ter acontecido.
O homem é um animal. E como todos os animais (não apenas) ele evolui. Fisicamente, isso é certo. Racionalmente, é outra história. O desenvolvimento orgânico (aquele, do Homo neanderthalensis pro Homo sapiens) tem que acompanhar o mental e racional. Não adianta o cérebro ter aumentado de tamanho e ter ficado mais complexo. É necessário ter consciência pra usar esse negócio gigante e gosmento que tem dentro da cabeça. Usar ele pra tentar fazer do mundo um lugar melhor e onde seja possível acreditar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário